quinta-feira, 27 de junho de 2013

HEMATÚRIA

HEMATÚRIA

Sinônimo: (sangue na urina)
Hematúria ou sangue na urina é um sinal que ocorre nas doenças renais e não pode ser ignorado pelos portadores, nem pelos médicos. Em toda a urina, há sempre hemácias (sangue) em quantidade muito reduzida. A hematúria pode ser microcópica ou macroscópica.

Chamamos de hematúria microscópica quando a perda de hemácias é superior a três hemácias por campo microscópico na análise do sedimento urinário.

A hematúria macroscópica é reconhecida a olho nu pela cor vermelha, de lavado de carne ou marrom como coca-cola.

Qualquer hematúria deve ser cuidadosamente investigada, independente da intensidade, porque geralmente a intensidade não é proporcional à gravidade da doença renal.

Principais causas
Resumidamente, as principais causas de hematúria podem ser classificadas em pré-renais, renais e pós-renais:

Causas pré-renais
São raras, mas podem ocorrer nas hemofilias (doença hemorrágica hereditária) e devidas ao uso de anticoagulantes.

Causas renais
São as de origem inflamatória (glomerulonefrites), infecciosa (pielonefrites), neoplásica (tumores benignos e malignos), hereditária (hematúria familiar benigna, rim policístico), funcional (exercícios exagerados, febre) e traumática.

Causas pós-renais
De hematúria estão relacionadas aos canais por onde passa a urina (ureter, bexiga, próstata e uretra) que podem ser atingidos por lesões inflamatórias, infecciosas, tumorais, congênitas, traumáticas, tóxicas e por cálculos urinários.

Há outras situações nas quais podemos encontrar urina de cor vermelha, mas que não significam sangue na urina. A urina pode ser tingida de vermelho por pigmentos ferruginosos, como a hemoglobina que é a proteína portadora de ferro dos glóbulos vermelhos. A mioglobina que é originária dos músculos também pode pigmentar de vermelho a urina.

Os pacientes portadores de defeitos congênitos ou próteses valvulares cardíacas podem, por problemas mecânicos, facilitar a destruição de glóbulos vermelhos, e com a liberação da hemoglobina corar a urina de cor vermelha.

Alimentos como beterraba, páprica e ruibarbo, medicamentos como piridium, rifampicina, laxativos como cáscara, sene e tranqüilizantes (fenotiazidas) e outros pigmentos de inúmeras substâncias podem colorir a urina de vermelho.

O exame de urina afasta essa possibilidade de confusão.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como proteger a função renal nos portadores de doença renal?

Dr.Online 
Resposta:

Pacientes que são tratados precocemente por nefrologista têm a oportunidade de receberem medidas nefroprotetoras. Como o nome sugere, são medidas que visam reduzir a velocidade da piora da insuficiência renal, entre elas o controle da pressão arterial, a dieta com redução de proteínas, controle dos lípides (do colesterol, trigicérides), da glicose nos diabéticos, da redução da perda de proteína na urina com o uso de determinados medicamentos, controle da anemia, do ácido úrico e das chamadas co-morbidades, ou seja, o cuidado com outros problemas de saúde que o indivíduo possa apresentar.
Com essas medidas consegue-se atrasar em muito o início da diálise. Outro ponto importante a se considerar é o melhor estado clínico dos pacientes que foram acompanhados antes de precisar da diálise, que chegam a esse tratamento em melhores condições de saúde. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Como controlar sua alimentação

Cuidados:

Saiba quais os itens da alimentação merecem mais atenção e cuidado. Como controlar os líquidos, a quantidade certa de sal e qual a importância do potássio. Além de dicas sobre o Carbonato de Cálcio, Fósforo e os temperos permitidos para quem faz hemodiálise.

Como é a alimentação para quem faz hemodiálise?

A dieta para quem faz HEMODIÁLISE consiste em alimentar-se em quantidade adequada, escolhendo os alimentos corretamente.

Alguns itens da alimentação merecem maior atenção e cuidado. São eles:

1-Líquidos: Preciso controlar? Como?

Sim, é necessário o controle dos líquidos para
  
quem faz hemodiálise, pois o excesso pode se tornar perigoso, porque pode se acumular no organismo, forçando os pulmões e o coração. O ganho de peso entre uma sessão de diálise e outra deve ser de até 1,5 - 2,0 Kg.
O que é líquido?
Água, chimarrão, café, chá, sucos, sopa, refrigerantes, leite e também sorvete, gelatina e pudim (porque na temperatura ambiente são líquidos).
Dicas para conter a sede:
- Não comer alimentos salgados e/ou muito doces
- Fazer bochecho com água
- Chupar um pedacinho de gelo
- Chupar um limão
- Balas azedas e chiclete
- Para beber líquido, use sempre um copo pequeno
2-Sal: Comer sem sal?
Depende do controle da sua pressão arterial, entretanto, evite alimentos como: defumados, em conserva, enlatados, temperos prontos, caldo de carne ou galinha concentrados, queijos salgados, embutidos (mortadela, presunto, lingüiça, salame, paio), bacalhau, molhos (soja, tomate, mostarda, ketchup). Além disso, pode usar 1 tampinha de caneta BIC® ao dia, o que corresponde a 1g de sal.
Obs. Meia tampinha de caneta BIC® é o suficiente para salgar 1 prato de comida. NÃO USE SUBSTITUTOS DO SAL PORQUE TEM POTÁSSIO.
Temperos permitidos:
Principalmente os naturais: cebola, alho, orégano, páprica, manjerona, manjericão, pimenta, louro, cominho, ervas, cravo, canela, limão, salsinha, cebolinha, hortelã, colorau, pimentão, alecrim, curry, noz moscada, endro, tomilho, gengibre, açafrão, raíz forte(crem),... Além de : essência de baunilha, vinagre e vinho para temperar carne.

3-Potássio: O que é isso?
È um mineral que atua junto aos músculos e nervos. Como a sua quantidade no sangue é regulada pelos rins, na insuficiência renal crônica ele pode estar elevado. O potássio em excesso no sangue torna - se perigoso para o seu coração.
Alguns sinais de que o potássio está elevado: fraqueza muscular ou sensação de pernas "travando" e batimentos cardíacos irregulares (palpitação).
O que tem potássio e deve ser evitado?
Principalmente: chocolate (mesmo o diet), amendoim, feijão, lentilha, soja, canjica, grão de bico, café solúvel, abacate, uva, coco, água de coco, laranja, banana, sucos de frutas naturais, frutas secas, amendoim, rapadura, maracujá, carambola, pinhão, entre outros alimentos.
Consulte uma nutricionista ou médico para tirar dúvidas.
4-Cálcio e fósforo: porque é necessário controlar?
Esses dois elementos trabalham juntos nos ossos, nervos e músculos. Com a insuficiência renal acontece um acúmulo de fósforo (excesso) e alteração dos níveis de cálcio (para mais ou para menos).
Dicas importantes:
Não esqueça do QUELANTE DE FÓSFORO (Carbonato de Cálcio, Acetato de Cálcio e Renagel ®), que servem para diminuir o fósforo, pois este é pouco retirado na diálise. É muito importante usar o quelante junto ou logo após as refeições, para ele se ligar ao fósforo do alimento e ser eliminado nas fezes.
Quando o fósforo estiver alto, controle o consumo de peixes, ovos, leite e derivados e carnes.
5- Proteínas: para que servem?
Servem para manter o organismo bem nutrido. Mesmo que a ingestão de proteínas possa resultar no aumento da uréia, você deve fazer o possivel para comer estes alimentos: carnes em geral, ovos, leite e derivados, etc; pois a perda de proteínas do seu organismo é muito grande e pode levar à desnutrição, o que prejudicará sua saúde ainda mais.
Estas orientações são de caráter informativo e geral, consulte um médico ou nutricionista para poder esclarecer possíveis dúvidas e orientá - lo adequadamente conforme o seu caso e necessidade.

 


O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente » Buda

Tempo de Saúde














Existem diferente tipos de tratamento para o câncer: cirurgias, medicamentos, radioterapia, quimioterapia e até transplantes de medula óssea. O SUS oferece todos de acordo com a necessidade de cada paciente. Fique por dentro: http://goo.gl/e2oMn

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dr. Online as doenças renais têm cura?

Podem ter ou não. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir mal, comprometendo totalmente os rins que deixam de funcionar, o que se chama insuficiência renal crônica. No caso dos rins não funcionarem mais, as pessoas tem que fazer diálise ou transplante renal para continuarem vivas. Assim, é importante que a doença dos rins sejam diagnosticadas e tratadas no início para não ser necessária diálise ou transplante no futuro.

Quais os principais fatores de risco para se contrair cistite?

A cistite ocorre principalmente em mulheres, devido à anatomia feminina que favorece a infecção, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai a urina. Pessoas com diabetes, mulheres que usam diafragma como método contraceptivo, histórico de cálculos renais (pedras nos rins), pessoas submetidas à passagem de sonda vesical e portadores de complicações com a próstata, as crianças de baixa faixa etária (principalmente até os 2 anos), com ou sem má formação do trato urinário.

Quais os sintomas da cistite?

A infecção urinária pode incluir vários sintomas. Os mais comuns são, vontade freqüente ou dificuldade de urinar, dor, queimação ou ardência, em casos mais avançados, urina com cheiro forte, podendo ter sangue ou pus, dor nas costas e no estômago, tremores, suores, calafrios, náuseas, vômitos e febre.

Como é o diagnóstico da cistite?

Os sintomas podem levar a suspeita de infecção urinária. No entanto, o diagnóstico deve ser realizado pelo médico por meio de avaliação clínica e realização de exames complementares. O mais comum é o EAS (exame simples de urina). Acompanhado da cultura de urina que dá ao diagnóstico definitivo.

Perguntas sobre "Infecção urinária (cistite)"

Como é feito o tratamento da cistite? 
As infecções urinárias são combatidas com facilidade a partir do uso de antibióticos de eficácia comprovada. A duração do tratamento depende do diagnóstico e da gravidade da infecção. Crianças e principalmente mulheres grávidas devem receber cuidado médico especial. O antibiótico correto depende da avaliação médica, portanto não é recomendada automedicação que pode acabar atrasando o tratamento correto e ainda resultar em bactérias resistentes.

Dr. Online













Tire suas dúvidas sobre doenças renais,Hipertensão, prevenção,e hemodiálise.
  Estamos prontos para responder suas perguntas.

"O que você sabe sobre a saúde dos seus rins?"