terça-feira, 30 de julho de 2013

Posso ter qualidade de vida fazendo diálise?

SIM é possível ter excelente qualidade de vida fazendo diálise. Para tal é necessário que cada um discuta com seu médico qual método dialítico será mais adequado para seu caso, e seu estilo de vida. Para alguns será a hemodiálise, para outros a CAPD ou a APD.
Os métodos dialíticos evoluíram muito, bem como o conhecimento ligado à insuficiência renal e seu tratamento. Foram desenvolvidos vários medicamentos que adicionaram uma expressiva melhora na qualidade de vida do paciente em diálise, entre eles a Eritropoetina que corrige a anemia e o Calcitriol que garante uma boa saúde óssea. Com isso, do ponto de vista físico, o paciente em diálise pode ter as mesmas condições de uma pessoa com os rins normais. Um aspecto a ser considerado é a postura psicológica do paciente frente à insuficiência renal.
Quanto mais positiva for essa postura, melhor a qualidade de vida. É indiscutível que a insuficiência renal e a diálise causam alguns transtornos e incômodos á vida do paciente, mas com coragem e otimismo, tudo pode ser superado. Uma boa assistência médica, psicológica, nutricional e social podem fazer a diferença nesses casos. Para muitos casos, o que deve ser discutido com o médico, o transplante renal também deverá ser cogitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário